Quando o Pastor David escreveu a canto que viria a ser designado como o Salmo 23, provavelmente não poderia imaginar o quanto isso afetaria a humanidade. Por que Salmo tornou-se tão conhecido? Porque no fundo de nossos corações, todos nós sabemos que somos como as ovelhas. E o consolo que pode derivar de suas expressões é tão reconfortante como se o nosso próprio Pastor Jesus Cristo, nos levasse em seus braços.
A Bíblia, frequentemente, se refere aos cristãos como ovelhas. Consideremos alguns fatos sobre as ovelhas e pensemos sobre como se podem aplicar a nós:
"As ovelhas não têm defesas". Quase toda a criação animal de Deus tem algum tipo de mecanismo de defesa, sejam as garras, dentes, cor especial ou velocidade, força ou sentidos aguçados.
Mas as ovelhas não têm nada disso. Elas são fracas, lentas e desajeitadas. Não podem nem grunhir. A única proteção, como acontece conosco, vem do seu pastor.
"As ovelhas têm dificuldade em encontrar pasto e água". Dependem totalmente de seu pastor para se alimentar. Se eles não conseguem, comem ervas venenosas e morrem. Nós, do mesmo modo, devemos depender do Senhor para não nos alimentarmos de tudo aquilo que nos contamina e nos leva à morte.
"As ovelhas se assustam facilmente". Assustar-se pode levá-las a atos que põem em perigo suas vidas.
Portanto, o pastor é trata de mantê-las calmas, cantando e ficando perto delas. Nós também nos assustamos ou entramos em pânico ao menor perigo. Se nós acreditamos, podemos ter a mesma relação de proteção com nosso Pastor.
"As ovelhas têm um precário senso de direção". Perdem-se facilmente mesmo em seu próprio território.
Agimos de maneira semelhante, não podemos ser o nosso próprio guia; precisamos confiar em nosso Pastor, ouvir sua voz e obedecer para percorrer seus caminhos, para não nos perdermos pelos obscuros atalhos do mundo.
"As ovelhas não podem assear-se muito bem". O pastor é quem as mantêm limpas. Por natureza nós também estamos sujos, por culpa do pecado. Somente nosso Pastor pode nos limpar.
Não nos agrada sermos comparados com as ovelhas. Nós podemos escolher ser orgulhosos e fechar os olhos à verdade ou nos voltar a nosso Pastor em dependência amorosa, seguros de seu cuidado e amor constante.
Compartilhe este ensinamento com alguém, talvez a tua conversa encoraje outros a vir para o rebanho.
Jesus disse: "... Para Jesus somo como um rebanho de ovelhas e ele é nosso pastor...”.
Hebreus 13:20