Temos um problema de comunicação.
Esta é uma das frases mais usadas dos últimos tempos. Há incompatibilidade de caracteres, é a outra.
Parece ser que no século das comunicações, onde a Internet está ao alcance de todos e podemos ver-nos por uma câmara Web enquanto chateamos, não somos capazes de escutar-nos.
Os pais não se entendem com seus filhos, os irmãos brigam entre si, os esposos gritam e discutem, os chefes menosprezam e humilham seus empregados, os professores são insultados e agredidos pelos alunos.
Parece que todos temos algo a dizer, mas ninguém escuta.
Brigamos só pelo fato de brigarmos. Levantamos a voz só por costume e cada vez gritamos mais forte para nos fazer ouvir, sem entender que o outro faz o mesmo pra que lhe escutemos.
Mas isto não é de hoje, sempre foi assim.
Não houve, não haverá jamais na terra alguém que tenha tido a capacidade de ensinar que teve Jesus Cristo: ele era o Mestre.
Quando ele falava, o fazia com autoridade divina. Não se lhe podia discutir, porque sempre tinha a razão. No entanto, algumas das pessoas que escutaram sua mensagem não entendiam nada.
Como é possível que alguém seja tão estúpido, cabeça dura e fechado para não entender o que explicava o Supremo Mestre?
Mas era assim, naqueles tempos havia homens que não entendiam, basicamente porque não queriam escutar.
Quando os alunos não querem escutar, de nada serve ter na frente o melhor Professor.
E hoje em dia se passa o mesmo. A mensagem de Jesus Cristo segue sendo o mais claro de todos. Não deixa lugar a dúvidas. Não há maneira de equivocarmo-nos se simplesmente obedecermos. No entanto, não o entendemos, não o colocamos em prática e, sobretudo, não o valoramos.
Por que isso ocorre? Porque não o escutamos, não prestamos atenção. Preferimos seguir fazendo a nossa, fazer-nos de distraídos e olhar para outro lado.
Crescemos aprendendo a não escutar o Mestre, e isso é um grave erro.
Escutar é a capacidade de desejar ouvir para pôr em prática.
Se não entendemos esta mensagem, é porque não queremos escutar.
“Vocês não podem entender o que lhes digo, porque não gosta de escutar minha mensagem”.João 8:43