Um rapaz pobre, vendia mercadorias de porta em porta para pagar seus estudos universitarios. Um dia ele viu que só sobrava uma simples moeda de dez centavos, e tinha fome.
Decidiu que pediria comida na próxima em casa, no entanto, seus nervos o traíram quando uma encantadora mulher abriu a porta e em vez de comida, pediu um copo de água.
Ela percebeu que o jovem estava com fome e assim lhe trouxe um grande copo de leite.
Ele o bebeu, e então perguntou:
— Quanto lhe devo?
— Não me deves nada, respondeu ela, minha mãe sempre nos ensinou que nunca devemos aceitar dinheiro para amar e ajudar ao próximo.
Ele disse... — Então, agradeço-lhe de todo coração ...!
Quando Howard Kelly saiu daquela casa, não só se sentiu mais forte, mas também a sua Fé em Deus e nos homens era mais sólida. Ele já estava resignado a largar e deixar tudo, mas a atitude dessa mulher levou-o a seguir em frente.
Anos mais tarde, essa mulher adoeceu gravemente. Os médicos locais não puderam dar uma solução e, finalmente, lhe enviaram para a cidade grande e chamaram o Dr. Howard Kelly para consultá-la. Quando este ouviu o nome da cidade de onde veio a paciente, seus olhos brilharam.
O Dr. Kelly subiu imediatamente para ver a paciente, imediatamente a reconheceu e começou a ver os estudos e análises, para determinar qual a melhor maneira de salvar sua vida. Desde esse dia prestou a máxima dedicação a este caso. Depois de uma longa luta, a mulher ganhou a batalha... Estava totalmente recuperada!
Com preocupação e timidez a mulher pediu para trazerem a conta e, como o hospital era de classe, pensou que poderia ter de trabalhar toda a sua vida para pagar todo o tratamento. Depois de alguns minutos, recebeu um envelope da administração do hospital. Nervosa, ela abriu e, para sua surpresa, pode ler o seguinte:
Esta factura foi paga há muitos anos com um copo de leite.
(Assinado) Dr. Howard Kelly
Lágrimas de alegria inundaram seus olhos e com seu coração cheio de felicidade, agradeceu a Deus: "Graças, Senhor, porque teu amor se manifestou nas mãos e nos corações dos homens."
"Estou certo de que nada poderá nos separar do amor de Deus..." Romanos 8:38