Um carpinteiro estava a ponto de aposentar-se. Comunicou a seu chefe a decisão de deixar o negócio da construção, para poder levar uma vida mais tranquila junto a sua esposa e assim desfrutar os últimos anos de sua vida.
Seu chefe lamentou perder o melhor empregado. Mas antes que deixasse definitivamente seu trabalho, lhe pediu que construísse uma última casa.
O carpinteiro firmou compromisso. Não pôs muito esmero, nem entusiasmo no trabalho, como em outras épocas, não cuidou dos detalhes. Assim, a construção não ia muito bem, inclusive os materiais que usou eram de qualidade inferior.
Uma vez terminado o trabalho, o carpinteiro convidou seu chefe a visitá-la. Fizeram um passeio pela casa e al finalizar entregou a ele as chaves da porta e lhe disse: Querido amigo, esta casa é tua. É meu presente por todos os esforços que fizeste na empresa durante 40 anos.
O carpinteiro, com as chaves em suas mãos e seus olhos cheios de lágrimas, agradeceu o presente, mas se sentiu envergonhado como nunca antes por essa atitude que o levou a cometer esse tremendo erro.
Que desafortunada maneira de terminar sua carreira! Se o carpinteiro soubesse que estava construindo sua própria casa, a teria feito com absoluta dedicação. Agora, não tinha outra opção do que viver na casa que ele havia construído e não precisamente da melhor maneira.
O mesmo se pode aplicar a nós. Construímos nossas vidas de maneira distraída, fazendo as coisas de qualquer maneira, quando deveríamos ter a máxima atenção e cuidado.
Muitas vezes, não damos o melhor em nosso trabalho, com nossa família, com nossos amigos. E não nos damos conta de que temos a vida que nós mesmos temos construído. Construamos-a com sabedoria.
“Tua vida hoje, é o resultado de tuas atitudes e escolhas do passado... Tua vida amanhã, será o resultado de tuas atitudes e escolhas feitas hoje”.